Depois do “Tijolão”, Nokia ressuscita o “Celular de Matrix”

A HMD Global, dona da marca Nokia, lançou neste domingo (25) cinco smartphones, entre os quais o top de linha Nokia 8 e o repaginado Nokia 8110, o, acesso a apps como Google Maps, Facebook e Twitter.

Com o lançamento feito no Mobile World Congress (MWC) deste ano, a empresa repete a estratégia de 2017, quando também relançou um modelo de sucesso, o Nokia 3310, aquele mesmo do jogo da cobrinha e chamado por muitos de “tijolão” (mas apelidado carinhosamente de “tijolinho”).

O 8110 é do tipo slider, porque possui uma proteção sobre o teclado (sim, há um teclado) que precisa ser deslizada para dar acesso às teclas. Se ficou difícil de lembrar, basta recordar do clássico “Matrix”, de 1999. É um Nokia 8110 o celular que Thomas Anderson (Keanu Reeves), antes de virar o escolhido Neo, recebe de Morpheus para que os dois conversem.

Antes do iPhones e sua tela sensível ao toque, essa era a tecnologia mais apreciada. Só que a versão 2018 foi relançada com uma curvinha no corpo do aparelho.

Outra novidade é a inclusão de uma loja de aplicativos simplificada, com serviços predeterminados, como Assistente Google. É possível baixar também aplicativos de serviços de e-mail, como Gmail e Outlook. O processador do aparelho é um Qualcomm 205 Mobile Platform.

Família Nokia

Três dos cinco smartphones lançados pela HMD são equipados com o Android One, uma versão do sistema operacional do Google sem interferências na arquitetura e no design, como as que fabricantes de celular costumam fazer.

Isso faz com que atualizações de segurança e de software chegam mais rápido, pois não têm de ser adaptadas. Os celulares com essa configuração são Noka 8 Sirocco, Nokia 7 Plus e Nokia 6.

Mais potente dos três, o Nokia 8 Sirocco foi feito para ser o top de linha da nova fase da marca icônica. Com tela de 5,5 polegadas e câmera de 13 MP, ele custará 749 euros, quando começar a ser vendido em abril.

Já o Nokia 7 Plus é o grandão da turma: tem tela Full HD+ de 6 polegadas com dimensões de 18:9. Sairá por 399 euros e chega também em abril, mesma data do Nokia 6, um intermediário que será vendido por 279 euros.

Supercomentado

Por Helton Simões Gomes, G1, Barcelona (Espanha) 

Comente

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.