Qual a diferença entre Estado de Alerta, Emergência e Calamidade Pública?

Estes estados de alerta têm a ver com desastres naturais regionais. Quando chuvas fortes e grandes estiagens estão previstas, as cidades e Estados podem decretar estado de alerta.

Em casos de desastres de grande intensidade, como tempestades, incêndios ou epidemias, pode ser decretado estado de emergência, que foi o caso inicial definido após o tornado que atingiu Mal. Rondon em 2015.

tornadomcr

Se o desastre é ainda mais intenso, associado a muitas mortes, é decretado estado de calamidade pública. Dependendo do alcance da tragédia, podem ser decretados por municípios ou Estados.

O Principal objetivo desse tipo de decreto é facilitar a liberação de recursos do governo federal para a recuperação das cidades afetadas no menor prazo possível. Uma prefeitura nessa situação pode, por exemplo, modificar o orçamento municipal e fazer contratos e aquisições emergenciais, sem licitações.

Existe também uma reserva de dinheiro federal para essas situações, chamado Fundo Especial para Calamidades Públicas (Funcap).

Comente