Qual a diferença entre Estado de Alerta, Emergência e Calamidade Pública?

Estes estados de alerta têm a ver com desastres naturais regionais. Quando chuvas fortes e grandes estiagens estão previstas, as cidades e Estados podem decretar estado de alerta.

Em casos de desastres de grande intensidade, como tempestades, incêndios ou epidemias, pode ser decretado estado de emergência, que foi o caso inicial definido após o tornado que atingiu Mal. Rondon em 2015.

tornadomcr

Se o desastre é ainda mais intenso, associado a muitas mortes, é decretado estado de calamidade pública. Dependendo do alcance da tragédia, podem ser decretados por municípios ou Estados.

O Principal objetivo desse tipo de decreto é facilitar a liberação de recursos do governo federal para a recuperação das cidades afetadas no menor prazo possível. Uma prefeitura nessa situação pode, por exemplo, modificar o orçamento municipal e fazer contratos e aquisições emergenciais, sem licitações.

Existe também uma reserva de dinheiro federal para essas situações, chamado Fundo Especial para Calamidades Públicas (Funcap).

Comente

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.