O que é NOMOFOBIA?

A nomofobia é uma patologia dos tempos modernos.

É o medo de ficar incomunicável de um jeito bem específico: sem aceso ao celular.

Tecnicamente, há até quem não considere o distúrbio uma fobia de fato, mas apenas uma ansiedade comum associada à dependência do uso de celular.

Os sintomas da nomofobia

  • Incapacidade de desligar o aparelho;
  • Checar notificações repetidamente;
  • Ficar obcecado com a duração da bateria;
  • Sofrer se a rede telefônica estiver instável ou se não houver acesso à internet.

uso excessivo de celular

A condição é tão atual que o nome nem vem do latim, como na maioria das outras fobias: o termo “nomo” é uma abreviação do inglês “no mobile” (sem telefone móvel). (por Superinteressante Ed. 356)

Você conhece alguém que pode estar sofrendo de nomofobia? Uma pesquisa feita nos EUA mostra que 70% dos americanos sofrem de nomofobia. 33% dos entrevistados preferem ficar sem sexo por usa semana, do que deixar de usar o aparelho no período. 70% deixariam de beber álcool em troca do uso do celular. E outros 57% deixaria de comer por 24h só para continuar usando o smartphone.

Faça o teste

Comece com testes leves e deixe de olhar as notificações do celular por 30 minutos. Depois vá aumentando o tempo até chegar em 6 horas. Se você identificar sintomas como angústia, coceira, isolamento ou confusão, pela falta do celular, está na hora de diminuir o uso ou procurar ajuda profissional.

Supercomentado!