Project Sunroof: Google otimizando o uso de painéis de energia solar

Nesta segunda-feira (17) , o Google lançou o seu mais recente empreendimento no mundo das fontes de energias renováveis, uma ferramenta online para ajudar proprietários de imóveis a calcular o potencial de captação de energia solar dos seus telhados e saber se vale a pena instalar um sistema fotovoltaico.

Project Sunroof, é considerado uma espécie de “mapa do tesouro da energia solar” e surgiu depois que a empresa identificou que os usuários do buscador recorriam à Internet afim de encontrar informações sobre potenciais economias feitas ao optar pela energia solar.

Segundo o blog Google Green, a iniciativa será testada na Baía de São Francisco, na Califórnia, e em Boston, e se funcionar provavelmente será estendida para todos os 50 estados americanos e, potencialmente, para outros países.

Os moradores das regiões de teste, precisam apenas digitar o endereço residencial ou comercial no Projeto Sunroof para saber o quanto de luz solar incide sobre o telhado ao longo do ano.

O “aplicativo” leva em conta fatores como a orientação do telhado, sombra de árvores e edifícios, e também padrões climáticos locais. Além disso é possível digitar o valore médio que se paga na conta de energia elétrica para personalizar os resultados.

A ferramenta combina todas essas informações para estimar a quantidade que o proprietário poderia economizar com painéis solares e ainda ajuda a conectá-lo com fornecedores locais da tecnologia.

E como é de praxe, o Google fez um “vídeo fofo e divertido” (em inglês) para promover o serviço:

Curtiu? No Brasil, quando isso for realmente rentável provavelmente o governo federal vai criar um imposto pra ferrar com você… então não precisa se animar muito com isso!

Supercomentado!

1 comentário

  1. Graças à grande post de thionyl.
    Você não poderia ter dito melhor.
    O Google é sempre um impulsionador quando se trata de novas tecnologias.
    Vamos Verde é uma ótima idéia. Energia Solar é muito bom.

    Reply

Comente