Mesa mais limpa que o Sistema Cantareira

Mesa bagunçada no início da arrumação

Compartilhe!

Trabalhar em casa – como praticamente tudo na vida – tem seus prós e contras. Trabalho com design, desenvolvimento web e gráfico, fotografia e afins, e para mim sinceramente só tem um “contra”: a bagunça que vou acumulando durante a criação.

Um estudo da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos concluiu que a bagunça e a criatividade andam lado a lado. Segundo os pesquisadores uma mesa bagunçada no início do projeto e arrumado ao final dele, promove idéias não convencionais e com isso a criatividade.

Mesa bagunçada no início da arrumação
Mesa bagunçada no início da arrumação

Mas meu caso é complicado, pois costumo desenvolver vários projetos ao mesmo tempo. Enquanto um está terminando, outro está no início e um terceiro está a 1 terço do final… sem falar nos que estão fazendo aniversário, ou seja, a mesa precisa estar sempre bagunçada. Mas tudo tem um limite… até a criatividade bagunça.

Na manhã de hoje, eu estava “muito criativo”, tanto que não alcancei o teclado do computador – depois de ter chegado ao botão do power, com muito esforço. Então decidi: – é hora de arrumar essa bagunça! Agora com tudo mais ou menos organizado, vejo que se minha mesa fosse o Sistema Cantareira, a bagunça seria a água da chuva. Para ajudar você a livrar-se do que mais atrapalha do que ajuda, vão algumas dicas do que fiz para organizar uma mesa… criativa:

1. Separe a bagunça por categorias

Isso tudo estava na mesa
Isso tudo estava na mesa

Fora da mesa – pode ser no chão, cama, ou cadeiras – vá separando cabos, eletrônicos, papéis, canetas e lápis… pois isso vai facilitar a organização do que ainda presta pra alguma coisa, e descarte do material que pode ser reciclado.

2. Descarte o que for inútil… se possível

Dado para tomadas de decisão quando preciso de mais opções que o tradicional "cara ou coroa"
Dado para tomadas de decisão quando preciso de mais opções que o tradicional “cara ou coroa”

Descobri que eu preciso de muita coisa, e que não uso metade delas. Quando vou jogar fora o dado que rola de um lado para outro na minha mesa, imagino que ele pode ser útil pra alguma coisa, e que um dia ainda vou precisar dele… mas este dia nunca chega. Talvez seja hora dele dar as cartas em outro tipo de mesa. Obs.: canetas que não funcionam são ótimas para ocupar espaço.

3. Encontre o melhor lugar para cada coisa

Geralmente parece que o melhor lugar para tudo que está na mesa, é exatamente o lugar onde está, porém, sempre dá pra melhorar e mudando a primeira peça de lugar você pode descobrir infinitas possibilidades para o “metro e meio” quadrado para onde você olha o dia inteiro.

4. Guarde o que não usa em UMA caixa

Não importa o que era – se não há um lugar apropriado em outro lugar da casa ou escritório – coloque tudo que estava na mesa e não deve mais estar, dentro de uma caixa apenas. Isso poupa tempo e facilita as coisas caso você precise que algo volte pra ela. E acredite, muita coisa vai voltar.

5. Jogue no lixo

Tudo o que não ficar na mesa nem na “caixa-extensão-da-mesa” deve ir imediatamente para o lixo, e o lixo deve ir imediatamente para a lixeira que fica lá na rua. Isso evita o risco de você revirar o lixo à procura de algo que pensa que não deveria ter jogado fora.

Fora do Lugar

Fiquei impressionado com a variedade de coisas que encontrei sobre minha mesa, e que eu não uso. Sou pai de uma menina de quatro anos, e alguns acessórios dos brinquedos dela também estão entre os itens encontrados, que seguem abaixo:

Bola de golf
Bola de golf
Sapatinho de uma Boneca Poly
Sapatinho de uma Boneca Poly
Imitação chinesa mal feita de uma Tartaruga Ninja
Imitação chinesa mal feita de uma Tartaruga Ninja
Argola enorme metálica para chaves
Argola enorme metálica para chaves
Clip para papel usado para abrir bandeja do DVD Room
Clip para papel usado para abrir bandeja do DVD Room
Ovinho de alumínio para percussão
Ovinho de alumínio para percussão
Gaita de boca e lâmpada de emergência
Gaita de boca e lâmpada de emergência
Ponta do cabo do Iphone 5
Ponta do cabo do Iphone 5
Pincel grande para nankin
Pincel grande para nankin

Conclusão

Gosto da minha mesa bagunçada, com tudo em seu devido lugar – mesmo estando fora do lugar. Mas a sensação de organização também é legal, e, cá entre nós… ficou mesmo um pouquinho melhor!

Mesa organizada
Mesa organizada

#NãoVaiDurarDuasHoras

Curtiu o post? Comenta, curte no FB e compartilha com os seus friends!

Supercomentado!… Será que o caminhão do lixo já passou?

Compartilhe!

4 Replies to “Mesa mais limpa que o Sistema Cantareira

Comente

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.