Nostalgia: 10 aberturas de seriados de quando você era criança

Abertura Os trapalhões

É difícil encontrar alguém com mais de 30 anos que não curta lembrar dos seriados dos anos 70, 80 e 90, considerados antigos nesses dias Lost, Game of Thrones e NCIS. Mas é fácil encontrar gente que curte um seriado, seja ele qual for.

Uma pesquisa da Universidade College, de Londres, revelou que uma atividade saudável – como exercício físico ou consumo constante de água pura – leva em média 3 meses para se tornar um hábito. Já minha “análise clínica” aponta que assistir uma novela ou seriado vira um hábito no segundo capítulo que você assiste. Isso deve acontecer pois aquilo que é bom para o organismo é difícil de assimilar. Já o que nos faz perder tempo…

Um hábito comum entre espectadores assíduos de seriados, é a cantarolância do tema de abertura da série. E esta musiquinha pode ficar na cabeça durante décadas. Provo isso ao escrever TRAPALHÕES, e se você assistiu vai lembrar agora do finalzinho da música: Tâ nã nã nã nã náaaaaa náaaaaa, Tã!

Chega de enrolação e vamos relembrar 10 aberturas de séries dos seus tempos de criança:

1. Jeannie é um gênio

As desventuras do Capitão Nelson e a desastrada Jeannie foram ao ar originalmente nos EUA entre os anos de 1965 e 1970, mas é tão icônica que até hoje aparece na telinha – no Brasil, já foi exibida pela Globo, Record, Tupi, Warner, RedeTV! e, atualmente, pode ser vista na Rede Brasil.

2. Batman

O clássico seriado, que foi ao ar entre 1966 e 1968, não levava o seu herói tão a sério – o morcegão atrapalhado e fora de forma vivido por Adam West em nada se parece com o Cavaleiro das Trevas que hoje conhecemos. Mas foi a abertura desta série que imortalizou o inesquecível tema do Batman, composto por Neal Hefti.

3. Star Trek

A jornada nas estrelas – que tinha a missão audaciosa de ir onde nenhum homem jamais esteve – começou em 1966. O seriado original, que trazia William Shatner e Leonard Nimoy no elenco, foi exibido até o ano de 1969.

4. Sítio do Pica-Pau Amarelo

Entre 1977 e 1986, a Rede Globo levou Emília & Cia. para a telinha. Apesar de não ter sido a primeira série inspirada na obra de Monteiro Lobato (Rede Tupi, TV Cultura e Band produziram outras versões nas décadas de 1950 e 1960), esta é a mais conhecida e popular versão na telinha.

5. Chapolim Colorado

Mais ágil que uma tartaruga, mais forte que um rato, mais inteligente que um asno, ele é o… Chapolin Colorado! Era assim que começavam as desventuras do “super-herói” falido que tanto amamos. Originalmente exibido entre 1970 e 1979, o seriado mexicano comemora sua vida longa na telinha.

6. Chaves

O garoto do número 8 é um ícone. Exibido originalmente no México entre os anos de 1980 e 1992, no Brasil Chaves é transmitido pelo SBT desde 1984.

7. Punky, a levada da breca

Abandonada pelos pais, a pequena Punky vive sozinha em um apartamento, tendo companhia apenas do cachorro Pink. Parece a receita para um drama pesado, mas a levada Punky Brewster conseguia ver o lado bom da vida no seriado exibido originalmente entre 1984 e 1988. No Brasil, a série foi exibida pelo SBT – e a música tema, que você aprendeu a cantar junto, foi composta por Mário Lúcio de Freitas e Marcelo Gastaldi.

8. MacGyver

Poucas pessoas conseguiriam fazer tanto estrago usando apenas um canivete suíço. MacGyver, o Chuck Norris dos detetives, encantou a todos com sua engenhosidade no seriado que foi ao ar entre 1985 e 1992.

9. Um maluco no pedaço

Na década de 1980, Will Smith já era um rapper popular nos EUA, conhecido como “The Fresh Prince”. Mostrando que a arte imita a vida, em 1990, Smith foi para a telinha interpretar uma versão de si mesmo na já clássica The Fresh Prince of Bell Air. A série, exibida originalmente até 1996, serviu como a porta de entrada de Will Smith para Hollywood.

10. Os Trapalhões

Claro que não poderia faltar (pois você ainda deve estar cantarolando o Tã nã nã…). Em 1966, na TV Excelsior, Didi Mocó, Dedé Santana, Mussum e Zacarias já eram famosis por suas trapalhadis na telinha. O quarteto fantástico brasileiro passou também pela Record e pela TV Tupi antes de estrearem na Globo, em 1977.

Não entraram na lista mas também lembrei de The Muppet Show, Castelo Rá-Tim-Bum e Barrados no Baile.

Curtiu a lista? Tive uma “ajudinha” da Superinteressante. Lembra de algum outro seriado com abertura memorável? Comenta aí.

Supercomentado!

Comente