Dicas para Fotografia Noturna: 30 fotos do céu da Finlândia

Foto do céu a noite

Fotografias do céu feitas durante a noite revelam luzes que dificilmente conseguimos ver a olho nú, principalmente pelo excesso de luz das cidades onde vivemos. Por isso o céu parece mais estrelado em áreas rurais, longe das grandes cidades.

Há algum tempo postei uma seleção de fotografias noturnas que usavam um pouco mais de exposição para conseguir luminosidade. Mas para fotografar o céu, a técnica é um pouco diferente.

Mas então o que preciso fazer para aparecer tantas estrelas naquelas fotografias do céu feitas à noite? Alguma mágica do Photoshop? Não! Você vai precisar de um equipamento específico e algumas dicas para fotografar o céu a noite:

  • O período perfeito: Durante a lua nova.
  • O lugar perfeito:  Um lugar bem escuro e sem poluição luminosa (se tiver um parente que mora em sítio ou fazenda, é uma ótima hora para uma visitinha).
  • O equipamento perfeito: Um tripé bem firme. Uma lente grande angular e um disparador remoto.

A fotometria é fácil: use a máxima abertura que a sua lente permitir e o máximo de ISO possível (que você quiser, e que não “granule” a imagem). O tempo de exposição também deve ser bem longo, quanto mais longo, mais clara vai ficar a foto.

Confira abaixo algumas fotos espetaculares do fotógrafo finlandês Mikko Lagerstedt, que registra o céu do seu país em imagens surreais, com parte de paisagens e campos como complemento.

Foto do céu a noite Foto do céu a noite Foto do céu a noite Foto do céu a noite Foto do céu a noite Foto do céu a noite Foto do céu a noite Foto do céu a noite Foto do céu a noite Foto do céu a noite Foto do céu a noite Foto do céu a noite Foto do céu a noite Foto do céu a noite Foto do céu a noite Foto do céu a noite Foto do céu a noite Foto do céu a noite Foto do céu a noite Foto do céu a noite Foto do céu a noite Foto do céu a noite Foto do céu a noite Foto do céu a noite Foto do céu a noite Foto do céu a noite Foto do céu a noite Foto do céu a noite

Curtiu as fotos? Têm um tutorial super bacana aqui falando abrangendo melhor este tema. E você pode conhecer melhor o trabalho do finlandês Mikko Lagerstedt.

Supercomentado.

1 comentário

  1. São imagens lindas, e enquanto eu estava visualizando essas belíssimas fotos impecáveis, me pareceu muito real a sensação de que fazia parte de minha vida esses lugares, como se eu estivesse lá. Gostaria muito de estar em, pelo menos, uma dessas paisagens, com certeza seria maravilhoso. Parabéns pela divulgação dessas extraordinárias obras primas naturais de nosso planeta. Jamais pensei que os veria, muito menos em ter uma ligação por fotos mas, realmente é divino o céu noturno com turbilhoes de estrelas.

    Reply

Comente