Pipa Gigante puxa Navio

Tema de uma reportagem do Fantástico deste domingo (22/05), o primeiro navio cargueiro comercial parcialmente movido por uma “pipa gigante” está na ativa desde Janeiro deste ano (2011), e começou a fazer história em uma viagem transatlântica da Alemanha para a Venezuela. Os projetistas do MS Beluga Skysails afirmam que a pipa, controlada por computador e que mede 160 metros quadrados, pode cortar em até 20% o consumo de combustível do cargueiro.

A primeira viagem transatlântica do MS Beluga Skysails saiu do porto alemão de Bremerhaven com destino a Guanta, na Venezuela. O repórter da BBC Steve Rosenberg esteve a bordo do cargueiro e afirma que o computador permite que a pipa gigante aproveite a força total do vento. “A viagem inaugural marca o início dos testes práticos durante operações marítimas regulares do sistema Skysails”, disse Stephan Wrage, diretor da Skysails GmbH. “Nos próximos meses, vamos finalmente poder provar que nossa tecnologia funciona na prática e reduz de forma significativa o consumo de combustível e as emissões (de gases de efeito estufa)”, acrescentou Wrage no site da companhia na internet. O combustível queimado por navios é responsável por 4% das emissões globais de CO2.

Vídeo demonstrativo da Pipa Gigante

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Energia grátis “Estamos muito animados”, disse Verena Frank, a gerente de projeto da parceira da Skysails GmbH, a Beluga Shipping GmbH. Em entrevista à BBC, Frank afirmou que o principal conceito do projeto é “usar a energia do vento como uma força de propulsão auxiliar, como uma energia grátis”. “No entanto, é muito diferente da navegação à vela tradicional, não temos nenhum mastro no convés, o que poderia ser um obstáculo para as operações que envolvem cargas”, disse. Frank afirmou que a eficiência da pipa gigante ainda depende das condições climáticas, mas a vantagem do sistema Skysails é que “não são necessários apenas ventos por trás, ventos de lado também podem ser usados, você ainda pode navegar”. Segundo a gerente de projetos, a pipa gigante pode ser usada em cargueiros de tamanho médio, navios de cruzeiro e traineiras.

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