Curiosidades sobre TORNADOS

Depois de conhecer um pouco mais sobre os raios, veja um vídeo que explica porque o tornado é um dos fenômenos naturais mais temidos pelo homem. Direto do Discovery EXD: Tornado.

” Imprevisíveis e misteriosos, os tornados surgem em todo o território norte-americano. Não é de se estranhar que uma das histórias mais adoradas da literatura moderna tenha um tornado como protagonista. Em “O Mágico de Oz“, a casa de Dorothy é arrancada do chão por um tornado que a transporta magicamente até a terra de Oz. Filmes como “Twister” também especulam sobre o método dos “caçadores” deste fenômeno da natureza. Como é muito difícil prever o local em que um tornado surge, cientistas que pretendem estudá-lo vivem em constante alerta, esperando o local e o momento certo para encontrá-lo.

Os tornados destroem tudo ao seu redor, mas… sabe o que os detém? Nada mais, nada menos do que a própria acumulação da poeira e dos objetos “tirados” da terra. À medida que o vórtice do tornado fica para trás, ele se separa da nuvem-mãe. Já nas alturas, esta ruptura dissolve o tornado e os objetos arrastados caem desordenadamente. A partir deste momento, o funil do tornado se eleva e se integra ao redemoinho (nuvem). Um final incrível e dramático para um dos fenômenos mais intrigantes da natureza. ”

Fonte: Discovery EXD.

No Brasil, recentemente, temos visto eventos semelhantes na região sul. Tornados em Santa Catarina atingiram principalmente propriedades agrícolas devastando pastagens, plantações e moradias deixando um cenário de pós-guerra por onde passaram.

Você já viu um tornado, ou sabe de algum caso interessante envolvendo um? Comente!

Supercomentado.

Comente

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.