Curiosidades sobre TORNADOS

Depois de conhecer um pouco mais sobre os raios, veja um vídeo que explica porque o tornado é um dos fenômenos naturais mais temidos pelo homem. Direto do Discovery EXD: Tornado.

” Imprevisíveis e misteriosos, os tornados surgem em todo o território norte-americano. Não é de se estranhar que uma das histórias mais adoradas da literatura moderna tenha um tornado como protagonista. Em “O Mágico de Oz“, a casa de Dorothy é arrancada do chão por um tornado que a transporta magicamente até a terra de Oz. Filmes como “Twister” também especulam sobre o método dos “caçadores” deste fenômeno da natureza. Como é muito difícil prever o local em que um tornado surge, cientistas que pretendem estudá-lo vivem em constante alerta, esperando o local e o momento certo para encontrá-lo.

Os tornados destroem tudo ao seu redor, mas… sabe o que os detém? Nada mais, nada menos do que a própria acumulação da poeira e dos objetos “tirados” da terra. À medida que o vórtice do tornado fica para trás, ele se separa da nuvem-mãe. Já nas alturas, esta ruptura dissolve o tornado e os objetos arrastados caem desordenadamente. A partir deste momento, o funil do tornado se eleva e se integra ao redemoinho (nuvem). Um final incrível e dramático para um dos fenômenos mais intrigantes da natureza. ”

Fonte: Discovery EXD.

No Brasil, recentemente, temos visto eventos semelhantes na região sul. Tornados em Santa Catarina atingiram principalmente propriedades agrícolas devastando pastagens, plantações e moradias deixando um cenário de pós-guerra por onde passaram.

Você já viu um tornado, ou sabe de algum caso interessante envolvendo um? Comente!

Supercomentado.