Como Zaqueu… mas que Zaqueu?

Entra na minha casa, entra na minha vida… Quem nunca ouviu esse refrão coloca o dedo aqui ^ … é eu imaginei, tenho absoluta certeza que se você nos últimos meses ouviu rádio, assistiu tv ou acessou o Youtube,  sabe que essa frase é parte da música “Faz um milagre em mim” também conhecida como “Como o Zaqueu”.

Mas peraí, que Zaqueu é esse? Todo mundo canta essa música, artistas seculares emergentes e outros já de carreira e nome consolidados gravaram a composição de Régis Danese, a letra é bonita, mas que Zaqueu é esse?

O fim de fevereiro está chegando, e é bem provável que essa música vire um HIT do carnaval 2010 nos trios elétricos do nordeste… mas, de onde saiu esse tal de Zaqueu? O que ele fez? É ele o culpado pela banalização dessa música?

Nostalgia: Ana Júlia, Água Mineral e a inesquecível Morangos do Nordeste  são outras “virais” que entupiram os ouvidos de muita gente há algum tempo.

Voltando ao Zaqueu, vamos descobrir quem é o “assunto”. Aqui a letra da música:

Como Zaqueu eu quero subir
O mais alto que eu puder
Só pra te ver olhar para ti
E chamar sua atenção para mim
Eu preciso de ti senhor eu preciso de ti, oh pai
Sou pequeno demais me dá a tua paz, largo tudo pra te seguir
/: Entra na minha casa, entra na minha vida
Mexe com minha estrutura sara todas as feridas
Me ensina a ter santidade quero amar somente a ti
Porque o senhor é o meu bem maior faz um milagre em mim… :/

E a inspiração está no livro de Lucas Cap. 19:

1 Entrando em Jericó, atravessava Jesus a cidade.
2 Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico,
3 procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura.
4 Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar.
5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa.
6 Ele desceu a toda a pressa e o recebeu com alegria.
7 Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador.
8 Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais.

Agora que você já sabe de qual Zaqueu a música fala, e com Quem a música está falando, não dance ela no carnaval, não cante ela bêbado (a) em um bailão prestes a vomitar, não banalize a letra. Pra isso use a Ana Júlia, Água Mineral e os Morangos (mas o que aconselho é que fiquem longe de bagunça)… Respeitar a crença do próximo é um ato de humildade.

Gostou de conhecer o Zaqueu? Comente.

Supercomentado.

1 Comentário

  1. Ótimo post.

    Mas acho que vai ser inevitável, vai virar música de carnaval, afinal, pop gospel, country gospel (ou gospel sertanejo) estão na moda. Não duvide que vem aí o funk gospel ou o axé gospel.

    A globo mandou ouvir… a gente ouve.

    Mas depois do carnaval, já vem outra onda… só estou esperando ver qual é. Acho que o pagode está próximo da vez na fila de voltar.

    Abraços

    Reply
  2. UHAuhhuahua… isso aí….

    mais agora fiquei a imaginar o Asia de Aguia… tocando num trio elétrico mais acelerado…. com aquela guitarrinha do vocalistal… irritante que parece que é igual sempre….

    “vamo que vamo moçada… entra na minha casaaaaa…..

    Reply
  3. Muito bom o post! As pessoas de um modo geral, notadamente brasileiros, cantam, dançam e popularizam músicas que nem sabem o que realmente significa ou diz. Menos mau que esta música é linda e verdadeira, o problema é quando cantamos músicas com letras maléficas no seu conteúdo e nem notamos.

    Reply
  4. Eu ouvir falar q essa música tem haver em estar convindando o Demônio quando cantada queria saber. Porque muitos falam q como uma música dessas faz sucesso rápido e, é cantada pelo Brasil inteiro. E também essa crítica esta postada na internet é só acessar o google.

    Reply