Flamenco: um dia eu vou tocar quase assim

Frente a uma catedral de Barcelona (ES), dois violonistas exibem seu talento e mostram que dominam por completo e estilo Flamenco.

O flamenco é um estilo musical e um tipo de dança fortemente influenciado pela cultura cigana, mas que tem raízes mais profundas na cultura musical mourisca, influência de árabes e judeus. A cultura do flamenco é associada principalmente à Andaluzia na Espanha, e tornou-se um dos ícones da música espanhola e até mesmo da cultura espanhola em geral.

O “novo flamenco” é uma variação recente do flamenco que sofreu influências da música moderna, como a rumba, a Salsa, o pop, o rock e o jazz

Originalmente, o flamenco consistia apenas de canto (cante) sem acompanhamento. Depois começou a ser acompanhado por guitarra (toque), palmas, sapateado e dança (baile). O “toque” e o “baile” podem também aparecer sem o “cante”, embora o canto permaneça no coração da tradição do flamenco. Mais recentemente outros instrumentos como o “cájon” (ou adufe, em português uma caixa de madeira usada como percussão) e as castanholas foram também introduzidos.

O flamenco é atualmente dividido em três categorias:

  1. Flamenco Jondo ou flamenco antigo, é a forma mais tradicional do flamenco.
  2. Flamenco Clássico, tocado de forma mais moderna que utiliza técnicas novas tanto para a guitarra flamenca quanto para a dança flamenca e para o cante flamenco.
  3. Flamenco contemporâneo, trata-se do flamenco jondo e clássico somados ao jazz e ao fusion.

Saiba mais do Flamenco no Brasil em http://www.festivalflamenco.com.br/ e http://www.flamenconews.com.br/.

Há algum outro rítmo que gostaria de ver por aqui? Comente.

Supercomentado.