Mentira: Top 10 boatos sobre a Coca-Cola

cocaMito


Com certeza você já recebeu uma corrente por e-mail dizendo que a Coca-Cola faz estragos estrogonóficos no organismo, que dá para desentupir pia com o refrigerante, que é possível explodir um coelho usando Coca e Mentos, e coisas do gênero. Relacionei alguns boatos que não tem nada a ver com a paçoca envolvendo uma das bebidas mais vendidas no planeta:

1. Consumir Coca-Cola e balas ao mesmo tempo pode matar. (é Mentos, não cartucho de fuzil [S])
O consumo de Coca-Cola ou Coca-Cola Light associado a balas não traz qualquer dano à saúde. Líquidos como refrigerantes, cervejas e águas minerais gasosas em contato com sólidos como areia, sal, açúcar ou gelo liberam o gás da bebida mais rapidamente.

No caso dos vídeos que circulam na internet que mostram pessoas jogando balas da marca Mentos em garrafas de Coca-Cola ou Coca-Cola Light, a entrada da bala no meio líquido faz com que o gás se concentre ao redor dela. Esta concentração leva à expansão do gás, que sai pelo gargalo da garrafa rapidamente e em maior quantidade.

Com relação ao ser humano, ao ingerir uma bebida gasosa, esta entra em contato com a comida e o máximo que pode ocorrer é uma pequena expansão do gás dentro da boca, que se dissipa rapidamente, não ocorrendo nada com intensidade semelhante ao experimento que se observa na internet. Tanto é verdade que, com o lançamento da campanha mundial Viva o Lado Coca-Cola da Vida, o site global da empresa passou a convidar os visitantes a participarem da evolução da marca, enfrentando de “desafios” globais. Nesta linha, vídeos que mostram o fenômeno que associa a bala à bebida tornaram-se mais elaborados e passaram a ser incluídos no site da campanha, que aceita participações e conteúdo criados pelos consumidores.

2. Polícia americana usa galões de Coca-Cola para remover manchas de sangue do asfalto. (eles passam no Mc Donald’s no caminho do trabalho [S])
Coca-Cola tem o preço muito elevado para ser usada a galões na remoção de sangue no asfalto. Existem materiais específicos para este fim muito mais eficientes e baratos que o refrigerante.

3. Coca-Cola é tão ácida que ajuda a limpar para-brisa.
O que limpa pára-brisa é a água com ajuda de detergentes apropriados. Os refrigerantes não têm ação detergente. Como contém açúcar, corre-se o risco de melar o pára-brisa, exercendo efeito contrário.

4. Para afrouxar um parafuso oxidado, aplique ao parafuso um tecido enxaguado em Coca-Cola por vários minutos.
Parafusos oxidados podem ser removidos com produtos apropriados, como “sprays” que removem ferrugem, dos quais existem diversas boas marcas no mercado. Por conter água, os refrigerantes tendem a causar mais oxidação no metal e não a ajudar a remover a ferrugem.

5. O pH das bebidas gasosas é tão ácido que dissolve dentes e ossos.
O pH baixo é comum em muitos alimentos. Por exemplo, sucos de frutas podem apresentar variações de pH entre 2.2 e 3.8 (suco de limão, suco de laranja, suco de abacaxi, suco de maracujá e suco de acerola) Quanto mais baixo o pH, maior a sua acidez. O organismo humano produz o chamado suco gástrico, cujo pH é de 1 a 2 (muito mais ácido), e que ajuda a digerir os alimentos no estômago.

Quanto a dissolver dentes e ossos, isto só acontece com materiais mortos, sem defesa orgânica. Esta idéia resulta de experimentos que se fazem nas escolas. Coloca-se um osso de galinha ou um dente dentro de um alimento ou bebida ácida (suco, refrigerante). Após alguns dias verifica-se que ocorrem alguns pontos de corrosão no dente ou no osso. Esta brincadeira não reflete a realidade. Um dente extraído da boca é material morto, sem defesa orgânica, sem qualquer irrigação, sem proteção da saliva e sem a higiene bucal. No caso de um dente sadio, este é protegido pela saliva e pela própria irrigação no interior do dente. Além disso, bebidas não ficam em contato com a boca por dias, sendo logo removidas pela saliva. Em países onde há maior consumo de refrigerantes, como nos Estados Unidos, em quantidades superiores ao Brasil, não há relação entre este consumo e o aumento da incidência de cáries.

6. Beber frequentemente Coca-Cola com suco de limão destrói o pâncreas em alguns anos. (e Whisky com RedBull faz oquê? [S])
A utilização de frutas cítricas, como o limão e a laranja em conjunto com bebidas refrigerantes é uma prática universal, segura, saudável e agradável de o consumidor dar seu toque pessoal à sua bebida preferida.

7. O criador da Coca-Cola Zero é brasileiro. (Deus também é [S])
A Coca-Cola Zero foi lançada nos Estados Unidos em 2005 e até o primeiro quadrimestre de 2008 já estava presente em 81 países. Além disso, existem pequenas diferenças nas fórmulas de Coca-Cola Zero dependendo dos países. As diferenças existem para contemplar as preferências de sabor dos consumidores e se ajustar à legislação local.

8. A Coca-Cola possui dióxido de carbono, que é uma substância tóxica ao organismo humano. (B-A BA, B-E BE, B-I Biotônico Fontora! [S])
O dióxido de carbono é um componente do ar que respiramos a todo momento. As plantas o utilizam para seu desenvolvimento, extraindo-o do ar. Ele é utilizado em refrigerantes, em alguns vinhos e na cerveja, para dar a característica espumante ou borbulhante destas bebidas.

9. Para tirar a graxa das roupas – esvazie uma lata de Coca-Cola na roupa gordurosa, adicione detergente e programe um tempo médio. A Coca-Cola ajudará a remover as manchas de gordura. (OMO, olha a concorrência! [S])
Para remover as manchas de gordura, o uso de detergente apropriado é suficente porque ele foi desenvolvido para isso. Os detergentes são substâncias que dissolvem as gorduras, tornando-as solúveis em água e facilitando sua remoção das roupas. Refrigerantes não dissolvem as gorduras e, assim, não as removem.

10. 60 minutos após consumir Coca-Cola, o ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina. Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar. Ficará irritadiço. Você já terá posto para fora tudo o que estava na Coca, mas não sem antes ter posto para fora junto coisas das quais seu organismo precisaria. (Directed by Spilberg [S])
O ácido fosfórico não causa a perda de cálcio e outros minerais. Funciona como fonte de fósforo, necessário para o organismo. As quantidades de fósforo em refrigerantes de cola são muito inferiores à ingestão diária recomendada considerando-se um consumo moderado.Uma lata de refrigerante de cola contém cerca de 60 mg de fósforo, proveniente do ácido fosfórico. Um adulto necessita de cerca de 700 mg de fósforo todos os dias. As principais fontes de fósforo da dieta são as carnes e os produtos lácteos. As pessoas não se tornam irritadas quando deixam de ingerir refrigerantes de cola. Este efeito não se demonstra e trata-se meramente de afirmação sem qualquer embasamento.

[Via Superinteressante]

Claro que deve fazer mal em alguns casos, principalmente naqueles em que o caboclo substitui a água pela Coca. Mas tudo nessa vida tem efeitos colaterais.

Você conhece algum mito sobre a Coca? Comente.

Supercomentado.

52 Comentários

  1. Correção da “2″ Coca-Cola nos Estados Unidos tem o preço muito elevado? quem disse isso ta muito errado, fui ao Estados Unidos e Coca-cola era mais barato que agua e comprava por 5U$ uma grade com mais de 20 latinhas

    Reply
  2. Ah! Fala sério :D

    Você trabalha pra Coca né :P

    Algumas coisas aí não fazem o menor sentido LoL

    Por isso o site tá joinha ;)

    Fica a dica!

    LoL MEN! Coca SuX Drink Pepsi :D

    Reply
    • Onde não tem sentido ? Na pergunta ou na resposta ? As respostas estão claras, objetivas e verdadeiras… Quem não achou isso.. seria bom dar uma estudada, em livros sérios e não em babaquices…

      Reply
  3. Concordo com Daniel.

    E Sandro, a vdd é q agua no EUA é + cara em relação ao Brasil, já que Brasil tem as maiores reservas de agua doce no mundo por isso q agua é barata aqui pela negocio da oferta da procura.

    Reply
  4. Pode uma coisa dessas? o fósforo usa o mesmo meio de entrar no corpo pelo intestino que o cálcio, ou seja, concorre com ele, assim como a cafeina e outras substancias encontradas na coca-cola, café, chás e outras bebidas que ingeridas com alimentos tendem a sim, deixar de absorver o cálcio dos mesmos, mas então é só não beber coca com comida ne?

    Reply
  5. Putz… Sempre tem nenguinho pra falar mal da cocacola! Velho o que faz mal não é tomar coca, mas é nego encher o cu de coca! Minha avó é diabética (nível 1.300.000) e toma coca (moderadamente) e sua glicose não sobe. Eu trabalho na coca e sei como essa parada preta é feita com o maior nível de qualidade possível. Tudo em excesso faz mal: água, massa, dorgas, etc… Se você tomar uma lata de coca não vai impedir que a porra do cálcio seja absolvida… Cresce gente! Aqui na indústria era só pra ter nego descalcificado, obeso e viciado.. O que não acontece! Lógico que um produto artificial e que temos que beber com moderação! E lembre-se a asseguração da qualidade é enorme! PS: Minha vó gosta mais de Guaraná Antactica!

    Abraço!

    Reply
    • ola joao! vc ainda trabalha na Coca-cola ou conhece alguem que trabalhe? Me mande um e-mail caso a reposta seja positiva, por favor. estou fazendo um trabalho universitario sobre o produto e a empresa e precisava de informaçoes.

      Reply
  6. Olha adorei o post, muito bem elaborado, e foi para minha lista dos melhores links da semana (como pode ver acima).
    Meus parabens!

    Reply
  7. “7. O criador da Coca-Cola Zero é brasileiro. (Deus também é [S])
    A Coca-Cola Zero foi lançada nos Estados Unidos em 2005 e até o primeiro quadrimestre de 2008 já estava presente em 81 países.”

    engraçado eu bebo coca cola muito tempo antes de 2005

    Reply
  8. oO JoaoMls você trabalha na coca-cola e acha que a cor da coca é preta ? o negocio é caramelo =x

    Reply
  9. Tem uma história sobre a Coca-Cola que é verdade: agricultores indianos estavam usando Coca-Cola como inseticida. Mas explico: eram plantadores de algodão que estavam aplicando Coca-Cola na lavoura para matar um besouro que atacava a plantação. Esse besouro é muito sensível ao açúcar, e ele morria por causa do açúcar da Coca-Cola. Funcionava com qualquer refrigerante e até mesmo com água com açúcar, mas o que funcionava melhor era a Coca-Cola, e era mais barato que água com açúcar.

    Reply
  10. Parabéns pela postagem , esses seu esclarecimento só vai me fazer beber mais Coca ainda.
    Acredito que qualquer coisa em excesso pode causar problemas,com exceção de Coca Sexo.

    Reply
  11. Imparcial e totalmente imparcial, é que nem a Petrobrás dizer que não contribui para poluição.
    Adicionando: – Faltou o mito de desentupir pia. Eu uso direto e funciona que é uma beleza. Sendo muito mais eficiente e barato do que comprar um pote de soda caustica, além de tudo temos que misturar soda com água quente para funcionar. A coca é só abrir a tampinha e despejar e deixar o líquido dos infernos desentupir os canos.

    Bebo água, suco de soja e vivo muito mais feliz. Minha mulher não tem celulite e meus filhos nunca tiveram cárie. Moderadamente tudo é permitido?? Experimente fumar só um cigarro por dia p/ ver se vc não morre de câncer.

    Reply
  12. @fernando – “Moderadamente tudo é permitido?? Experimente fumar só um cigarro por dia p/ ver se vc não morre de câncer.”

    … é, dá um tiro na cabeça por dia moderadamente ke não tem problema! Há bastante diferença entre Coca-cola e cigarro, vc não acha? Não digo que coca faça bem a saúde, mas também não acho que seja a desgraça que apontam os mitos acima.

    Reply
  13. @Tioni – 20 cigarros contra uma lata de coca existe uma diferença absurda. Mas pense em apenas 1 cigarro e uma lata de coca. Na Inglaterra vem nas latas de coca-cola a quantidade de açúcar que existe dentro da lata de 355ml. Algo em torno de 45 gramas. Pegue uma balança e coloque 45 gramas de açúcar. Depois pergunte a um médico o malefício que ingerir 45 gramas de açúcar em apenas 355ml faz com a sua saúde. Nesse sentido que quero comparar com apenas 1 cigarro ao dia. Ninguém consegue humanamente tomar 20 latas de coca num dia. Mas imagina se conseguisse, quem vc acha que morre primeiro quem fuma 20 cigarros ou quem bebe 20 latas de coca ?

    Reply
  14. 1. o problema é se engolir as blas e depois tomar coca. na boca, claro que nao acontece nada….

    2. eles usam o mesmo principio do xarope da coca e nao galoes de coca-cola.

    4. a mas removem sim pq eu jah fiz o teste…

    5. se nao escovar da carie, sim. eles levam em conta que no brasil todo munda escova os dentes.. auhauhau
    e nunca ouvi falar que seriam os dentes da minha boca que amoleciam… todo mundo sabe que sao os submersos por dias que amolecem…

    6. isso eu nunca ouvi. ouvi que o limao fica cortado por horas e as bacterias envenenam a coca depois…

    7. nao respondeu à pergunta. isso sao respostas da coca? parece…

    8. e 98% da composição do arroto que soltamos quando tomamos coca é dióxido de carbono.

    9. isso de preferencia se for uma roupa branca, cara e nova vc pode tentrar sem medo…

    E FERNANDO, A SUA MULHER TEM CELULITE SIM. CONFERE AIH SE NAO É TRAVECO…

    Reply
  15. BOA!!!!
    …………..E FERNANDO, A SUA MULHER TEM CELULITE SIM. CONFERE AIH SE NAO É TRAVECO……………..

    Reply
  16. gente isso é besteira,q chatisse alguém perder tempo falando essas baboseiras,coca-cola é muito bom,queria eu trabalhar na coca-cola,só por ver já me sinto bem.
    declaro o meu amor por coca-cola,ñ sou viciada só amo muito essa pretinha bem gelaaaada.

    Reply
  17. tomar 5 cocas por dia eu não tomo, mas 2 L pro dia sim, inclusive, arrotei coca enquanto colocava meu nick

    Reply
  18. “Tem uma história sobre a Coca-Cola que é verdade: agricultores indianos estavam usando Coca-Cola como inseticida. Mas explico: eram plantadores de algodão que estavam aplicando Coca-Cola na lavoura para matar um besouro que atacava a plantação. Esse besouro é muito sensível ao açúcar, e ele morria por causa do açúcar da Coca-Cola. Funcionava com qualquer refrigerante e até mesmo com água com açúcar, mas o que funcionava melhor era a Coca-Cola, e era mais barato que água com açúcar.”

    o que mata insectos é a cafeína, que na cocacola tem suficiente. a cafeína um mecanismo de defesa de algumas plantas contra insectos.

    …..
    cocacola é merda.
    açúcar, agua e porcarias para viciar idiotas sem força de vontade e respeito pela própria saúde. por causa de gente desinformada e sem coluna vertebral é q o mundo está com está.

    Reply
  19. Até que enfim encontrei uma pessoa sensata em relação ao Anti-amercanismo. Porque é o que essas campanhas contra a Coca-Cola, Mc Donald’s, Nike, etc são. Pergunto aos insensatos: 1) VC JÁ VIU ALGUÉM MORRER POR TOMAR COCA-COLA?? (POR CACHAÇA EU JÁ VI, MEU AVÔ PATERNO).
    2) COMO BOM BRASILEIROS QUE SOMOS E NÃO DESISTIMOS NUNCA, VC NÃO ACHA QUE SE COCA COLA SERVISSE PARA ALGUMA COISA QUE NÃO BEBIDA (MUITO GOSTOSA POR SINAL), TIPO LAVAR ASFALTO COM SANGUE, DESINTUPIR DE PIA, ETC ALGUÉM JÁ NÃO ESTARIA GANHANDO DINHEIRO VENDENDO COCA COLA PRA DESINTUPIR PIA, OU ALGO PARECIDO??
    3) REALMENTE O MAL QUE A COCA COLA FAZ E ENGORDAR, POR CONTER MUITO AÇUCAR, MAS O ENGRAÇADO É QUE O QUE MAIS SE VÊ É GENTE DIZENDO QUE A NOSSA CAIPIRINHA É QUE É BOA, QUE BEBIDA DE MACHO É CACHAÇA, E ESQUECEM QUE OS ALCOÓLATRAS INICIAM SUAS CARREIRAS DESSE JEITO… (VC JÁ VIU ALGUÉM DIRIGIR BÊBADO DE COCA COLA E TIRAR A VIDA DE ALGUÉM??) CASO VEJAM FAVOR POSTAR NESSE SITE… RSRSRSRS
    ABÇS!!

    Reply
  20. Que bom que tudo é mentira!
    O meu filho bebe pelo menos 3lts,por dia,dessa coisa preta,não teve cárie por conta disso,o único senão é que é totalmente viciado,pediu tem que ganhar.Gostaria de ganhar um caminhão da Coca-Cola por ano,fazer um anúncio mostrando a satisfação ao segurar a lata,abri-la e despejar no copo,até a boca,apreciar as borbulhas e entornar tudo num gole só!Parabéns a Coca-Cola,ela satisfaz consideravelmente o meu filho,que é autista!
    Pena que vicia,né?

    Reply
  21. Tem gente que fala que a coca cola faz a pessoa ter câncer,mas na boa se fosse verdade uns 90% do mundo estaria com câncer,eu estaria e todos daqui do site ou morto kkkkk cada coisa…

    Reply
  22. no começo do anos 90 apareceu no mercado um tipo de uma bala em po que vc punha na boca e ela fazia barulho de coca cola era uma sencacao estranha mas a bala era gostosa e logo surgiu uma lenda urbana que se vc comece esta bala com coca cola sua cabeça explodia!!! isso mesmo!! pode parecer absurdo mas esta marca de bala faliu por causa disso o mito e ate mostrado no filme lendas urbanas alguem ai lembra disso??

    Reply
    • Ele falou da Coca-Cola ZERO.

      ZEEEEEEEEEEEEEEEEROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

      Vê se lê direito ô cacete!

      Reply
  23. Só Gostaria de mostrar minha aprecisação pelo autor do site e comentário, o brasil padece de materiais bons! VIVA O TIONI!

    Reply
  24. Não quero saber se os policiais usam coca-cola para limpar sangue na pista… o simples fato do refrigerante ter esse poder de limpar sangue já é um sinal indicativo de que é um produto forte..

    portanto, o criador desta matéria apenas confirmou o que já achava: pode usar coca-cola para tirar gordura da roupa? Resposta: “sim, mas é melhor usar omo”. Pode usar coca-cola para limpar sangue? “Resposta: “sim, mas há outros produtos mais baratos”.

    Pior cego é aquele que não quer ver… E o nosso colega criador da matéria já disse tudo: coca-cola é um composto químico extremamente pesado, só que por ser caro e por ter somente uma eficiência parcial sobre outros produtos (ex.: omo), não compensa seu uso. Detalhe: omo é específico para limpar roupas, já coca-cola é fonte de alimento que pode ser usada para limpar roupas.

    Reply
  25. Ciência e Estupidez, incompatíveis.

    Vamos ser imparciais e realizar experiências:

    Jogue o produto na sua camisa, beba coca-cola e faça uma ressonância magnética ou uma tomografia do seu intestino, lave seu carro com coca-cola, regue as plantas da tua mãe com coca-la, ofereça Mentos e coca-cola para sua sogra, substitua o açúcar granulado da sua vitamina por coca-cola, coloque coca-cola no absorvente higiênico da sua mulher, deixe uma pessoa que bebe coca-cola com limão lamber sua comida antes de guardá-la pois pessoas sem pâncreas não deveriam produzir enzimas, quando for ao banheiro não acione a descarga de água, despeje coca-cola, limpe suas máquinas e seu ar-condicionado com coca-cola, substitua a camisinha pela coca-cola (deve matar os vírus também), despeje toneladas de coca-cola no oceano quando houver derramamento de óleo por navios e o principal faça como o Macgyver ande sempre com uma latinha de coca-cola e expanda sua criatividade…

    Gente! Na verdade os primeiros registros da existência da coca-cola foram descobertos no Egito antigo, ela é uma das 10 pragas que foram laçadas na humanidade, Zeus escondeu sua fórmula na caixa de Pandora e São Jorgue banhou sua lança com coca Light para matar o Dragão que morava na LUA. Existem boatos de que coca-cola foi trazida por seres extra-terrestres de Austin (Nova Iguaçú – Rio de Janeiro) e SAURON forjou o UM ANEL utilizando parte da sua composição.

    Essas pessoas que afirmam essas coisas, que já fizeram ou pensam em fazer esses testes, devem se considerar pessoas com um intelecto elevadíssimo.

    Reply
  26. Essas lendas urbanas dão a entender que é melhor então tomar Pepsi, Guaraná, suco em caixinha, etc…ACORDEM! Qualquer produto industrializado, em grandes quantidades, faz mal, pois contém substâncias para manter seu gosto e validade por um bom tempo…

    Reply
  27. as experiências feitas para denegrir a coca cola não tem nada a ver,tem que ser muito tonto pra acreditar,porque eu iria ferver uma coca pra tomar?????eu não tomo coca porque nunca gostei,prefiro fanta e sprite!!!!!!!!!!!!!!!

    Reply