Ecotricidade: Energia Eólica

Constantes, pacíficas e majestosas. Assim podemos definir as grandes hélices que giram no mar do norte da Holanda produzindo a sonhada ecotricidade – energia renovável – sem impacto visual (os ativistas são mais xarope do que eu) pois estão longe da costa, e o principalmente: impacto ambiental zero.

A energia eólica é a energia que provém do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus, relativo a Éolo, Deus dos ventos na mitologia grega.

Na atualidade é utilizada para mover aerogeradores – grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento. Essas turbinas têm a forma de um catavento ou um moinho, igual a um Pirocóptero de 3 pontas. Esse movimento, através de um gerador, produz energia elétrica. Precisam agrupar-se em parques eólicos, concentrações de aerogeradores, necessários para que a produção de energia dê lucro, mas podem ser usados isoladamente, para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmissão. É possível ainda a utilização de aerogeradores de baixa tensão quando se trate de requisitos limitados de energia elétrica.

Video da montagem de um pequeno Parque Eólico

Em países da Europa como Dinamarca, este tipo de energia já representa cerca de 23% da produção nacional.

Renovável, limpa, amplamente distribuída globalmente, e, se utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis e minerais – como petróleo e carvão – auxilia na redução do aquecimento global.

Apesar da grandiosidade dos modernos moinhos de vento, a tecnologia utilizada continua a mesma de há 1000 anos.

No Brasil, a energia eólica é bastante utilizada para o bombeamento de água na irrigação, mas quase não existem usinas eólicas produtoras de energia elétrica. No final de 2007 o Brasil possuía uma capacidade de produção de 247 MW, dos quais 208 MW foram instalados no decorrer de 2006. O Brasil é o país da América Latina e Caribe com maior capacidade de produção de energia eólica.

Como funciona um AEROGERADOR?

eolica3

Vamos torcer para que o próximo apagão não seja por falta de energia em virtude da falta de água, mas sim da falta de vento.

Supercomentado.

1 Comentário

  1. Em Aracati(CE), está sendo construido um parque com 67 torres. Em breve começará a produzir enegia. Tambem soube que em pouco tempo começara a construção de um parque eólico no Rio Grande do Norte com mais de 300 torres, o processo está em fase de licitação.

    Reply