Nostalgia: Top 10 brinquedos dos anos 80

Se você se interessou ao ver ler “anos 80” no título, certamente já babou em frente a tv quando os “Comandos” entravam “Em Ação” nas propagandas da Estrela, ou correu do seu tiu mala que dizia que o Boneco do Fofão ia te pegar e sem dúvida pirou ao ver a Super Massa se transformando em tudo o que você pudesse imaginar. Eis uma lista com 10 brinquedos que me vem a mente quando penso em anos 80.


1.
Playmobil
nostalgia-brinquedos
Linha de brinquedos criada por Hans Beck (1929-2009) em 1974 e vendida mundialmente a partir 1975. São bonecos com partes móveis e uma série de objetos, veículos, animais e outras coisas com as quais esses bonecos irão se integrar compondo uma série de cenários, sempre dentro de uma temática específica.Veja uma animação stop-motion com os bonecos.


2.Genius

nostalgia-brinquedos-genius
Lançado em 1980 pela Estrela foi o primeiro jogo eletrônico vendido no Brasil , era a versão do Simon, do fabricante americano Hasbro.


3.Comandos em Ação

nostalgia-brinquedos-comandos
A linha de bonecos G.I. Joe, da empresa americana Hasbro, deu origem ao termo action figure. Foi comercializada no Brasil pela companhia de brinquedos Estrela S/A com o nome Falcon (bonecos maiores, de 12 polegadas) e, posteriormente, Comandos em Ação (bonecos de 3 3/4 polegadas).

Os Comandos em Ação vinham com acessórios como armas, capacetes, rádio-transmissores e viseiras. De boa qualidade, eram embalados em cartelas coloridas, com uma ilustração do personagem em situação de batalha e ao fundo um invariável cenário de explosão, vermelho, amarelo e preto.

A série foi produzida entre 1984 a 1995, com um total de 124 bonecos e 98 veículos. Houve também séries animadas, quadrinhos e jogos (quebra-cabeças e alguns títulos para games, nas plataformas Atari 2600 e NES).


4.Boneco do Fofão

nostalgia-brinquedos-fofao
Boneco do personagem fictício (ainda bem) Fofão do extinto programa (ainda bem) de televisão infantil brasileiro Balão Mágico. Interpretado por Orival Pessini, tornou-se bastante popular entre as crianças brasileiras nos anos 80. Além do boneco tinha também discos, roupas e outros produtos licenciados.


5.Pogobol (atual Go Go Ball)

3570126960_e873a054be[1]
atual:
nostalgia-brinquedos-gogo
Este era ótimo, e ainda é comercializado. Funciona assim: você empresta para aquele tiu que te enchia o saco com o boneco do Fofão, ele põe um cada pé em um lado do disco, tenta pular e se arrebenta no chão. Agradecimentos ao Noxis.


6.Boneco do He-Man

nostalgia-brinquedos-heman
Originalmente, junto com cada boneco da linha Masters of Universe vinha um mini-gibi.Nesta versão boneco, He-man tinha uma arma auxiliar, um machado, e também um escudo. A continuidade da linha de bonecos foi aberta oficialmente numa outra mídia em DC Comics Presents #47, uma publicação da DC Comics onde Superman dividia a revista com um herói convidado.


7.Trombada

nostalgia-brinquedos-trombada
Amassava quando batia em algo. Para desamassar, bastava-se fechar a tampa do porta-malas.


8.Galinha Maggi

nostalgia-brinquedos-maggi
Essa era bem comum. Você estufava a galinha com bolinhas de plástico que simulavam os ovos (eca), e depois apertava a galinha para que ela botasse os ovinhos enquanto levantava as asas. Lindo!


9.Pirocóptero – o pirulito que voa

nostalgia-brinquedos-pirocoptero
Na verdade o que voava era o palito e a hélice, a brincadeira terminava geralmente quando após decolar o brinquedo era levado pelo vento e caía na casa da vizinha que tinha um cachorro bravo.


10.Super Massa

nostalgia-brinquedos-supermassa
Ainda é comercializada hoje. No início haviam o salão de cabeleireiro, a fazendinha, sorveteria e só a massa. Não fazia nada de ultra moderno, a massa passava por moldes e se transformava em alguma coisa, era só massa de modelar com muita propaganda, mas era legal.

Há algum brinquedo que marcou sua infância? Comente.

Supercomentado.

1 Comentário

  1. então cara… é pogo ball e esse ai da imagem está a anos luz daquele comercializado no anos 80, que se tivesse o mesmo tema, teria impresso “Super Amigos” e não justice league… o he-man idem, esse ae é a versão mais nova lançada a pouco tempo….
    abraços

    Reply
  2. Putz que saudade, dava pra fazer uma lista imensa:

    Vai-Vem
    Pense-Bem
    Pula-Pirata
    Moranguinho
    Thundercats

    Reply
  3. Nooooooossa eu tinha uma galinha Maggi!! huahauhuahuau depois eu perdi as bolinhas/ovinhos… Daí ficou sem graça…

    Reply
  4. Caraaaa… eu so nao tive o boneco do He-man, o resto tive tudo…..

    O saudade do meu tempo de criançaa

    Reply
  5. Meu, nem me fale do Palymobil…foi meu brinquedo preferido (além da bola de futebol, claro!)…fiquei com saudades e triste porque as crianças de hoje nem ligariam para esses brinquedos…

    Reply
  6. pergunto então vou falar rsrsrsrs

    foi do final da minha infancia mas usei um pouco
    que era a luva de boxe e a espada e escudo do gugu
    heaehahaehahae legal para tretar com os amigos

    Reply
  7. Curiosidades:
    1) P/ quem gosta de baixar filmes pode ver uma cena em que o brinquedo eletrônico Genius é usado por um tripulante do porta-aviões Nimitz, em “Nimitz-De volta ao inferno), rodado em 1979 e lançado em 1980. Já era parte da campanha de vendas do brinquedo nos EEUU.
    2) A galinha que foi usada na campanha da Maggi não era novidade. Na verdade trata-se de um brinquedo lançado, no Brasil, nos anos ’50.
    Abrs. a todos.

    Reply
  8. dois brinquedos inesquecíveis pra mim foram a coleção bogs da estrela e o neb da balila pq eu tinha um medo patológico dos dois
    pra terem uma ideia soh fui ver um neb de novo esse ano de taum traumatizado q eu fui com ele

    Reply
  9. Meus filhos nao sabem como foi bom aquela epoca,nao tinhamos celulares nem internet e outras tecnologias atuais porem eramos felizes!!!!!
    obrigado por esse espaço!!!

    Reply
  10. muito legal mesmo essa época.. eu tive o helicoptero do rambo e um amigo meu teve o thundertank dos thundercats.. muuuuito irado..

    hj eh tudo made in china e soh se fala em playstation e internet… mas mesmo assim vou mostrar ao meu filho esses brinquedos.. por enquanto ele eh bebe.. quero ver o q ele vai dizer.. rsrsrsrs.. dependendo do que for aí sim vou me sintir velho.. rsrsrs

    Reply
  11. Olá amigos,
    Como eram bons os anos 80 !!
    Sou colecionador de brinquedos daquela época (especialmente comandos em ação, mas tb Star Wars, Falcon, etc). Gostaria de comprar bonecos e veículos. Quem tiver, entre em contato por rod.cruz@ig.com.br

    Reply
  12. sensacional relembrar deste brinquedos. playmobil, comandos em ação e o pirocóptero eu tive, minha irmã teve o fofão, minha namorada teve a galinha azul e meus primos tiveram o genius e o pogobol. lembro tb do autorama, ferrorama, uns soldadinhos que tinham uma base nos pés – parecido com uma prancha de surfe -, e um jogo que era uma bolinha e duas astes com ventosas e que vc tinha que jogar um pro outro, este eu não me lembro o nome. se alguém lembra fala ai.

    Reply