19 de agosto: Dia mundial da fotografia

A palavra Fotografia vem do grego φως [fós] (“luz”), e γραφις [grafis] (“estilo”, “pincel”) ou γραφη grafê, e significa “desenhar com luz” – profundo!

Isso mesmo supercolegas, segundo o wikipedia, 19 de agosto,  é o dia mundial da fotografia, e como há algum tempo planejava um “superpost” sobre algo relacionado a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando esta em uma superfície sensível fotografia, mais específicamente a fotografia digital, resolvi me aproveitar da relevância desta memorável data, para falar sobre qual a melhor câmera relacionando custo e benefício para um fotógrafo amador (você).

Indo direto ao ponto, e excluindo vários super lançamentos atuais e que tem o preço acima da média por serem lançamento, sugiro a compra do modelo LUMIX – DMC-FS6LB-K da marca Panasonic, custa por volta de R$ 240,00 em Salto del Guairá (aiaiaiaiaai) e supre todas as necessidades de “fotógrafos de Orkut”.

Dispõe das seguintes características:

  • 4x de zoom – aproxima-se de uma 22~65mm;
  • Estabilizador de imagem – que diminui os “fantasmas” nas fotos;
  • Detecção de face e movimento – função que direciona o foco para o rosto ou dá ênfase em setores com movimento;
  • Resolução de 8.1 mepapixels – se imprimir uma foto com esse tamanho vai precisar de uma moldura de 1,5×1 metro.
  • Visor LCD de 2.5″ – maior que o visor de um V3 (por exemplo);
  • Grava áudio e vídeo – eis uma amostra de vídeo gravado a noite;

A câmera ainda não faz fotos de 360°, mas dá pra registrar bons momentos da vida, e certamente vão ficar melhores que a primeira fotografia permanente de que se tem notícia:

Primeira fotografia permanente.

Primeira fotografia permanente.

Supercomentado!