Tac Stark VS Troller T4

A Tac Motors (por enquanto montadora de um carro só) com o Tac Stark, veio competir com a Throller que recentemente lançou o novo T4.

Tac Stark

O Tac Stark traz linhas simples e arredondadas, e alinha forma e função. Fiquei na dúvida sobre as lanternas traseiras de localização… tá bem Focus.

Motor:
FPT 2.3L Turbo Diesel Intercooler Eletrônico Commom Rail
“Potência líquida máxima (127cv/3600rpm)
Torque líquido máximo (300Nm/1800rpm)

Transmissão:
Mecânica caixa Eaton FS2405 de 5 marchas sincronizadas, tração nas quatro rodas com reduzida BorgWagner e diferenciais Dana 44.3 com bloqueio na traseira.

Suspensão:
Dianteira e Traseira Independentes com braços duplo A, molas helicoidais e duplo amortecedor
Curso de Suspensão Dianteira           160mm
Curso de Suspensão Traseira           180mm
Caster  5 graus
Camber           0 grau
Inclinação pino mestre           15 graus
Braço à terra   32 mm

Freios:
Hidraúlico com ação nas 4 rodas, servo-acionados e 2 circuitos em diagonal. Discos ventilados na dianteira e traseira.

Pneus:
ATR 255/70 R16″

Direção:
Hidraúlica, tipo pinhão e cremalheira

Dimensões:
Comprimento  4083 mm
Largura           1880 mm (nos espelhos retrovisores externos)
Altura máxima            1900 mm
Entre-eixos     2540 mm
Bitolas D/T     1574 mm

Altura livre do solo:
Eixo dianteiro: 240 mm
Eixo traseiro: 255 mm
Entre eixos: 300mm

Capacidade:
Ângulo de ataque       49 graus
Ângulo de saída (estepe)       44 graus
Ângulo de rampa       29 graus
Tanque            70 litros

Carroceria
4 lugares em material composto e plástico de engenharia

Peso
– Vazio            1635kg
– Carregado     2010kg

Peso/Potência
12,9 kg/cv

Peso/Torque
5,45 kg/nm

Troler T4

O T4 não teve grandes mudanças visuais em relação à versão anterior: linhas retas, robustez e força.

Motor
Dianteiro, longitudinal, 4 cilindros, 12 válvulas, turbodiesel, intercooler
Cilindrada: 2796 cm3
Diâmetro x curso: 93 x 103 mm
Taxa de compressão: 19:1
Potência: 114 cv a 3200 rpm
Torque: 32,7 mkgf a 1800 rpm

Câmbio
Manual de 5 marchas, com 4×4 e reduzida, tração traseira;
I. 4,08; II. 2,29; III. 1,47; IV. 1,00; V. 0,81. Ré 3,68; Redução 2,48 Diferencial, 4,09;
Rotação do motor a 100 km/h em 5ª – 2400 rpm

Carroceria
Dimensões: Comprimento, 409 cm; largura, 208 cm; altura, 200 cm; entreeixos, 241 cm

Peso
2190 kg

Peso/potência
19,2 kg/cv

Peso/torque
67,0 kg/mkgf

Volumes
Porta-malas, 130 l; tanque de combustível, 72 l

Off-road
ângulo de ataque, 56o;
ângulo de saída, 42o;
capacidade de rampa, 45o;
inclinação máxima, 45o;
submersão, 100 cm;
vão livre, 22 cm

Suspensão
Dianteira e traseira por eixo rígido com barras tensoras longitudinais e barra Panhard, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos

Freios
Disco ventilado na dianteira, sólido na traseira

Direção
Hidráulica, tipo esferas recirculantes;
diâmetro de giro, 12 metros;
3,8 voltas entre batentes

Rodas e pneus
Aço, aro 16; Pirelli Scorpion Mud, 235/85 R16

Principais equipamentos de série
Chave Nato, grade de proteção para faróis e lanternas, picareta, pá, tomada elétrica externa para reboque, quebra-mato, acelerador manual, suporte corta-fio (contra arame farpado), galão de 20 litros

Principais equipamentos opcionais
Bateria extra, caixa de ferramentas, suporte para antena de radiocomunicador

Garantia
1 ano (para consumidor)

Talvez pela inovação, design diferenciado e até o “amarelo ovo” usado na versão do preview do Tac, ele seja mais atraente visualmente, mas nada substitui um Troller, assim como nada substitui um JEEP HAND MADE.

Supercomentado!

1 Comentário

  1. O porque das lanternas traseiras serem altas deve ser para evitar a entrada de água e/ou lama nelas. Em trilhas off-road , passar com o jipe em lugares com água até a metade do carro é muito comum.

    O Troller teve dezenas de mudanças visuais em relação ao modelo anterior, mas as mesmas pode passar despercebidas numa rápida olhada.

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  2. A TAC já não é mais “montadora de um carro só”.
    Inaugura sua linha de produção em 12/12/2009, com 25 veículos prontos. O Jipe pela motorização, suspenção e inovações tecnológicas que carrega, além do fato de não ter os diferenciais atrapalhando por baixo, promete surpresas nas trilhas…
    Veremos se é forte como o Troller!

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  3. quero dar meus sinceros parabens, independente de resultados, performances, avaliacoes, se eh melhor, se eh pior, nao importanta mesmo, o que importa na minha opiniao eh a coragem, a determinacao e a forca de vontade de levar um projeto automobilistico nacional, da mesma forma como nasceram os Troller. O principio eh exatamente o mesmo. assim , por se esforcarem em mostrar a capacidade da engenharia brasileira, visto que eh um veiculo aprovado para rodar , vos lhe cumprimento. Pra quem esteja lendo por fora, nao estou puxando saco, nao estou ganhando nada, nem tampouco me identificando, mas sim reconhecendo o esforco de compatriotas e sendo honesto com o momento.

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  4. Achei a matéria tendenciosa.
    Não entendi qdo li “Fiquei na dúvida sobre as lanternas traseiras de localização”. Como disseram no comentario acima, pode ser pelo simples fato de evitar o acumulo de lama nas lanternas. Mas pode ser pelo visual mesmo, que eu não vejo problema algum. Faz muita diferença um jipe com design moderno e não é só isso, há varias inovações neste jipe.
    Na minha opiniao, a TAC está de parabéns só por conseguir torna um projeto desta dimensão uma realidade. Tenho certeza que os prêmios e a confiança dos jipeiros serão conquistados com o tempo.
    Não tiro o mérito do Troller.. de forma alguma. Este já é um jipe consagrado.
    Vamos aguardar alguns anos pra ver do que o STARK é capaz (ou não).

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  5. Todo veículo novo tem seu período de maturação e creio não ser diferente com o Stark. A concorrência entre Stark e Troller vai ocorrer naturalmente, mas não vejo isso como o principal papel do novato. Para mim, ele vem como mais uma opção de preenchimento da lacuna do off-road nacional. Espero que se consagre como o troller, que já tem seu posto garantido. Como já citado, a engenharia brasileira está de parabéns.

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  6. Eu moro no Ceará, aqui domina o troller claro… mas, meu pai comprou o stark, o 1º daqui do Ceará, ele ja fez um monte de teste, tipo saída(torque), comportamento nas curvas etc. e antes do stark ele tinha um troller, e concluindo, ele gostou muito mais do stark, sem falar que o stark é ainda mais econômico que o troller(se vc for um bom motorista claro^^) Outra coisa: o troller so fica bonito se colocar um pneu 33 All-Terrain ou Mud-Terrain 33 ou 35, e pra quem nao sabe, esses pneus prejudicam muito o carro(criam uma série de problemas) e a durabilidade deles é bem menor que a dos pneus comuns. Já o Stark combina com um pneu comum(meu pai usa um pirelli que equivale a um pneu 31) e fazendo uma proporcionalidade entre peso e motor do stark e do troller, a força deles na areia e na lama é praticamente a mesma…
    no asfalto o Stark é mais comfortável tbm ;D

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  7. outra coisa, o stark chamou muuiiiitaaaa atençao da galera aqui em Fortaleza, a galera via o carro e falava: caralho vei que carro é esse, é muito lindo :O??

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  8. Aonde que o Troller T4 tem 114 cavalos???
    Ele tem 163 cavalos, pode entrar no site da troller e conferir na ficha tecnica.

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  9. Que jeep é esse Hand Made ,não conheço, e porque o jeep que tanto gostei é tão caro, Stark.Tenho muita vontade de ter um desse para o dia dia, mesmo, e até centro de São Paulo que enche de agua quando chove.(me recuso a ver o tal do jihmy, não tem nada )Quero comprar um nacional mas, não vou pagar 98000,00.
    abrço

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  10. Pessoal naum me levem a mal e esse jipizinho que lançaram naum chega nem aos pés do Troller ,pois o Troller é um carro com um torque muito alto ele é um tipo de carro que se vc pisar forte ele responde com bravura e olha que moro no ceara em fortaleza e ja andei muito de troller e ele topa qualquer parada agora esse Tac Stark eu fui da uma voltinha com nas dunas do Catu que fica perto dos cataventos para quem naum conhece é um lugar de dificil asesso para carros 4×4 mas o Troller faz um show la mas o Tac Stark naum fez sem contar que o que eu andei era chipado e tava com unas pneus 33 tava todo modificado fui subir um paredao de areia quase que o carro esplode o motor de tao quente que ficou mas o Tac Stark tem tres coisas que eu gostei bastante a sua ,suspensao independente na traseira e na dianteira pois o troller so tem na dianteira e que eu mais gostei foi do desing do carro e tambem que ele é mais 500 quilos mais leve do que o troller mas o preço do troller é mais moderado agora o Tac Stark é um preçinho bem carinho R$98.000 reais muita grana para um carro que tem puco luxo

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  11. o stark é muito feio,muito futurista pro meu gosto,podem fala oque quiser… mas pra mim um troller da de 10×0 no stark tanto em design quanto em mecânica.

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  12. Quer falar que nao gostou do Stark, tudo bem! Mas dizer que o Troller tem melhor design eh demais, o Troller eh uma copia do projeto do Wrangler, e só isso! Pode ter inúmeras vantagens mas design nao eh uma delas com certeza. Parabéns a Tac pelo design inovador do carrinho, eh bonito, diferente e ORIGINAL!!!!
    Conheço bem o Troller mas acho que parou no tempo, nao tem para onde evoluir, vou comprar um Stark.

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    • Amigão, eu não disse que o Tac é feio e que não gostei dele, só disse que quem gosta do Troller não vai trocar por um Stark. O Stark vai “gaugar” seu lugar entre os 4×4 assim como aconteceu com o Troller. Não vai tomar o lugar do Troller, mas sim criar seu próprio espaço na categoria.

      Compra lá o Stark, e depois comenta aqui o que achou do bitelo. Vlw.

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  13. o troller e mais robusto com motor mais potente e melhor preço. o tac stark e mais moderno e confortavel e muito caro. ja vi ambos em trilhas. o troller e melhor.

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  14. Minha opinião, tenho um TROLLÃO e ainda não trocaria pelo STARK. Espero que o stark encomode sim a troller, aí temos mais opçâo de um veículo 4×4. Por enquanto não ví um jipe a diesel aqui no Brasil à altura do troller (apesar de seus defeitinhos de rotina).Neguinho-floripa-sc.

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  15. Eu nao sei ai mas aqui no RGS as trilhas nao sao subir dunas aqui as coisas sao um pouco mais complicadas.Os troleiros que venhan ver oque o jipinho STARK fas na ultima trilha que fomos fiquei a tarde esperando os trolerzinhos e ainda continuo. Tao ruim que emcomendei outro porque nao aguento mais andar de CLS 500. ABRAÇOS ODO JIPINHO.

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  16. Olha pessoal ! vai entender esse Brasil! Wrangler… e tudo.. ar direcao sistema nao e eletronico.. 4 x 4 abs… air bag…. teto lona.. fixa… conforto sem comentarios… veja nao sou paga pau de Americano mas temos que tirar o chapeu..! preco $ 18.000,00 doleta… o unico detalhe ele bebe pra dedeu… mas olha fico triste ..100.000,00 reais… e um absurdo… poderiamos ter um 4 x 4 pois para quem ama .. e um brinquedinho bem bacana! absss

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  17. Gostei muito do Tac, mas não tenho 90 conto ainda… vou ter q continuar com minha Sportage 01/01 diesel… não corre, mas é confortável e nunca me deixou na mão…
    Penso que o Tac deveria custa na faixa de R$ 60.000,00, isso por ser fabricado aki.
    Cadê o incêntivo??? Sou brasileiro e produtor rural… rss
    Abraços.

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    • Aí é que tá o problema, meu caro.
      A indústria automobilística no Brasil funciona em forma de cartel. Convenciona-se que os gringos vão levar uma fortuna com uma margem de lucro que só existe aqui; o governo leva outra fortuna em impostos através de um tipo de assalto que também só acontece no nosso país.
      E, convenhamos, para um iniciante em qualquer mercado, concorrer com um cartel é quase impossível. Nunca que o governo fornecerá os incentivos necessários.
      E assim o Brasil continua exportando matéria prima e importando tecnologia. Basta comparar o nosso País com India, Rússia e China. Nós somos os únicos que não temos os incentivos necessários ao pleno desenvolvimento de tecnologias e continuamos dependentes dos países desenvolvidos. Os BRIC, menos o Brasil, têm suas próprias marcas de automóveis que produzem em grande escala, além de marcas nacionais desenvolvendo e vendendo tecnologias.
      Aqui, uma meia dúzia de indivíduos que detém o poder enche seus bolsos e calam suas bocas diante dos inescrupulosos atos do monopolismo cometidos contra todo um país!
      Pronto, falei!

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  18. A muito que o TROLLER deixou de ser brasileira. A marca foi vendida para os estrangeiros. Brasuca, somente o STARK.

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  19. Tambem prefiro o marrua da agrale.Por que não fazem um comparativo entre novo troller 2012 e o novo marrua 2012 am100 com motor 150cv cummins.???

    Seria muito boa comparação

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  20. Quem sabe não duvide não ….o stark é 10 trabalho na empresa e mi orgulho de fazer parte desse projeto…..botao trller no bolso.

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  21. Quem sabe….o stark é 10…..trabalho na empresa vejo a fabricação dele ele é diferente…conheço o troller nao tem comparação entre os dois…o stark sem duvidas é melhor conforto comodidade entre outras vantagens….

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  22. Eu tinha um Troller até um mês atrás. Realmente um belo carro que trouxe muitas alegrias em viagens e trilhas. Comprei um Stark com 7.000 km e estou impressionado. É melhor no asfalto e na trilha esteve correto. A suspensão independente com 2 amortecedores por roda, melhor raio de giro, motor silencioso e a economia de combustível fazem dele um carro melhor. São dois bons carros, porém o Stark é melhor pelo design próprio (não é cópia como o Troller), é brasileiro e apesar de pequenos defeitos é uma proposta honesta.
    Só andei 2.000 km. Depois de mais experiência com ele volto a comentar.
    Paulo

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