DMMA 2009 – Papel: pequenas ações e grandes resultados

Engajado na campanha Seu Planeta Precisa de Você do Voluntários Online em apoio ao DMMA (ou WED em inglês), faço minha parte na luta para salvar o lugar onde vivemos antes “O dia em que a terra parou” saia da ficção e se torne realidade.

Chega de lenga lenga e vamos por a mão na massa para diminiur nosso impacto ambiental a partir do “meio ambiente de trabalho”.

OS POST IT’s DE PAPEL E SEUS AMIGUINHOS

O título do post justifica as dicas. Quanta gente utiliza milhares de Post It’s diariamente para escrever notas sem relevância, fazer desenho animado – quadro-a-quadro – e aviõezinhos do Silvio Santos (que ele faz com dinheiro).

Solução: NOTAS DIGITAIS E RASCUNHOS REUTILIZÁVEIS

Se você trabalha frente ao computador, ao invéis de gastar grana comprando papeizinhos amarelinhos bonitinhos p/ rabiscar e jogar no lixo, você pode usar programas que simulam esta fantástica idéia, dentre vários outros, os melhores são o Post It Software Notes Lite – desktop (é instalado no computador) ou o Google Notebook serviço online para quem tem uma conta Google.

googlenotebook

Mas se você não consegue de jeito nenhum se acostumar com a digitalização das notas, vai uma super dica: Compre uma prancheta ou placa acrílica branca e utilize marcador removível para anotar.

Se ainda assim não conseguir se acostumar a nova forma ECO de memória artificial, use as costas de folhas impressas e inutilizadas.

SE AINDA USAR PAPEL

Disponibilize no escritório uma lixeira exclusiva para os “derivados da celulose”, além de cooperar com a causa da reutilização e reciclagem, vai ver quanto papel é desperdiçado diariamente.

No Brasil, apenas 36% do papel utilizado é reciclado. Este assunto não é levado a sério pois somos um país rico em celulose virgem (matéria-prima na fabricação), ao contrário de países Europeus e EUA onde mais da metade do papel utilizado é reciclado.

Saiba mais sobre reciclagem de papel no Consciencia.net.

Com ações simples, podemos fazer a diferença na diminuição do consumo e aumento da reciclagem. Você tem alguma dica simples, que se for aderida por uma grande massa traz um grande resultado? Diz aí, as árvores (e água utilizada na fabricação do papel) agradecem.

Supercomentado!

1 Comentário